Confira essas novidades:

73 receitas com camarão para dar um toque de sofisticação às suas refeições.

Postado por , no dia 09 de maio de 2016 em Camarão, dica, dicas..., Peixes e Frutos do Mar, receitas praticas
camarao-imagem-destacada-2-747x482

Modo de Preparo

Embora seja um alimento que divida opiniões, o camarão costuma agradar bastante gente e ser ingrediente principal de muitos pratos sofisticados. Além disso, se consumido corretamente, o fruto do mar pode oferecer benefícios para a saúde: tem propriedades no combate à artrite e à artrose, proteína de alto valor biológico, é fonte de ômega-3, é rico em vitaminas, como as do complexo B, e em minerais, entre outras vantagens.

Várias pessoas, porém, acham que somente as receitas mais elaboradas e difíceis de fazer levam camarão. Mas isso não é verdade! O fruto do mar pode ser feito também em versões mais simples para o dia a dia, mas sempre com a vantagem de resultar num prato elegante.

Confira abaixo opções de receitas, para preparar tanto pratos sofisticados como pratos mais práticos contendo este delicioso ingrediente.

Risoto ou arroz de camarão

Foto: Reprodução / Na minha panela

2. Arroz com camarão: receita fácil que resulta num prato saboroso, ideal para um almoço de fim de semana. Você pode usar o camarão pré-cozido, não precisa usar um camarão enorme já que ele vai cozinhar mesmo junto com o arroz.

3. Risoto integral de camarão: versão diferente de risoto, já que a receita não leva arroz arbóreo e nem vinho. O resultado é um prato mais leve e saudável, com uma aparência ótima.

4. Risoto de camarão e abobrinha: boa dica para um jantar saudável a dois. Prato ideal para quem gosta de comer bem sem descuidar da saúde e boa forma. Pode ser acompanhado simplesmente de uma boa salada.

5. Risoto de camarão, alho-poró e vinho: receita perfeita para quem tem pouco tempo para cozinhar durante a semana, mas gosta de comer bem. Risoto é sempre uma excelente opção pois pode ser feito com praticamente qualquer ingrediente que você tenha na geladeira. Mas a combinação de camarão e alho-poró, em especial, fica incrível.

6. Risoto de camarão e vinho branco: receita para servir bem duas pessoas. Você vai utilizar cebola, alho, arroz para risoto, vinho branco, caldo de camarão, camarão com casca, mussarela, manteiga, azeite, água, sal e pimenta.

7. Risoto de camarão com limão siciliano: o risoto de camarão é um prato sofisticado para um jantar fino e elegante. Esta receita é simples e não tem muito segredo, só é necessário preparar com calma. Para acompanhar, a dica é um vinho Chardonnay.

8. Risoto de camarão e gengibre: o sabor é ótimo, e o prato fica meio perfumado devido ao gengibre e suco de laranja. De acompanhamento, pode-se servir uma salada de abobrinha crua fatiada bem fininha, temperada com sal, azeite, suco de limão siciliano e folhas de manjericão.

9. Arroz com camarão, coco e alho-poró: receita que prova que os asiáticos estão cobertos de razão ao juntarem frutos do mar com coco. O arroz jasmim vem para coroar a brincadeira e dar liga. A receita rende para quatro pessoas.

10. Risoto de camarão, alho-poró e limão siciliano: receita saborosa e elegante. Você vai utilizar arroz arbóreo, alho, manteiga, cebola, vinho branco seco, caldo de frango ou legumes, alho-poró, sal, camarões grandes, limão siciliano e azeite aromatizado de limão (opcional).

11. Camarão ao peixe e cenoura: receita prática e elegante. Você vai utilizar postas de pescada, camarão, cenouras, azeite, cebola, folha de louro, alho, arroz Carolino, água, coentro, sal e pimenta preta.

12. Risoto de camarão e açafrão: opção prática e gostosa para servir em um jantar. Aliás, por ser um prato versátil, o risoto pode ser feito de forma básica ou requintada, usando ingredientes sofisticados, como é o caso do camarão, que faz o maior sucesso.

13. Arroz com camarão e tilapia: ideal para quem adora peixe, camarão e frutos do mar em geral. A receita é prática e rápida e você utiliza arroz branco mesmo. Mas, se quiser fazer com arroz arbóreo, com certeza o resultado também será incrível.

14. Risoto colorido de camarão: ideal para um almoço de sábado. Você vai utilizar camarão cru com casca, arroz arbóreo, pimentão vermelho e amarelo, cebola, salsinha, azeite, sal, pimenta e parmesão.

15. Risoto de arroz negro com camarão: o arroz preto vem sendo considerado um excelente aliado da dieta, já que possui 20% mais proteína e 30% mais fibras que o arroz branco. Além disso, somado ao camarão, resulta em prato diferente e elegante, que com certeza impressionará os seus convidados.

Massas com camarão

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

17. Camarão com macarrão integral: um prato saboroso, boa dica para um almoço especial ou até para o dia a dia. Você vai utilizar camarão descascado, o macarrão integral, cebola, pimentão, alho, azeite, tomates, pimenta, sal, tempero verde e manjericão.

18. Espaguete ao molho de camarão: receita fácil, ideal para quem ama macarrão e acredita que o camarão possa dar um toque especial a qualquer prato. Pode utilizar os camarões pré-cozidos que já vêm limpos e ficam uma delícia.

19. Espaguete com camarão e brie: receita diferente, mas fácil de fazer. Você vai utilizar o espaguete, camarões limpos e cozidos no vapor, alho, pimenta, cebola, azeite, creme de leite, brie, sal e pimenta-do-reino.

20. Espaguete com camarão e azeitona preta: a variação do clássico molho à putanesca fica divina, com um toque salgadinho e apimentado que faz toda a diferença. Para acompanhar e dar um charme a mais no prato, você pode fazer disquinhos de queijo parmesão.

21. Espaguete com camarão e lula: boa dica para um almoço ou jantar de fim de semana para servir aos amigos. É uma receita prática e você pode servir o prato acompanhado de uma boa taça de vinho branco.

22. Espaguete com camarão picante: a receita fica pronta em cerca de 10 a 15 minutos, é uma massa leve e saborosa, fresca e com um toque picante. Ideal para dias de semana corridos, fins de semana ou até para receber amigos em casa.

23. Fusilli com molho de camarão: receita é prática e serve bem duas pessoas ou três. Você utiliza macarrão fusilli (parafuso), manteiga, cebola, alho, limão, creme de leite, caldo de legumes, salsinha picada, sal e pimenta-do-reino.

24. Linguine com camarão: o resultado final é a massa apenas envolvida no molhinho (não deve ter excesso de molho). O rendimento é de quatro porções, o preparo é fácil e o pranto fica pronto em cerca de 50 minutos.

Pratos assados com camarão

Foto: Reprodução / Moldando afeto

26. Empadão de camarão: o rendimento é de oito porções e a dificuldade, média. O tempo de preparo é de aproximadamente 1 hora e 20 minutos. O resultado é ótimo e uma dica é utilizar catupiry quando desejar uma textura mais cremosa.

27. Pipoca de camarão: versão semelhante à “pipoca” de frango. Você vai pegar camarões pequenos/médios e fazê-los empanados de forma gostosa e crocante para ser servido em porçõezinhas como pipoca para ficar beliscando. Esta, porém, é uma receita mais leve, no forno, mas que não perde em sabor. O detalhe são os temperinhos que deixam o camarão bem saboroso e o panko, que deixa bem crocante. O melhor de tudo é que a receita, além de gostosa, é rápida.

Pratos cozidos com camarão

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

29. Camarão com requeijão: prato simples e que fica uma delícia. O molho fica bem cremoso e combina perfeitamente com um arroz branco. O rendimento é de duas ou três porções.

30. Bobó de camarão com batata: nesta versão desse prato conhecido, você troca a mandioca pela batata. O gostinho e a textura do prato ficam ótimos, e você só precisa escolher uma boa farofa para acompanhar.

31. Estrogonofe de camarão: prato conhecido, que costuma agradar muito. Boa dica para um almoço especial em família. A receita utiliza vinho branco em vez de conhaque, além de molho inglês, mostarda e ketchup.

32. Camarão com damasco e açafrão: o rendimento é de quatro porções e o tempo de preparo, 40 minutos. Receita diferente, mas fácil de fazer. O resultado é um prato elegante, boa dica para um almoço especial.

33. Bobó de camarão: prato tradicional e muito gostoso. Hoje em qualquer bom supermercado você encontra o azeite de dendê de boas marcas na prateleira dos azeites, o que faz toda a diferença no prato.

34. Camarão na moranga light: uma versão mais saudável do tradicional camarão na moranga, que é um prato de muito sucesso. A dica é não usar óleo nem queijo no preparo do camarão e optar por um queijinho light para a cobertura, sem exagerar.

35. Moqueca de camarão com banana da terra: prato delicioso, leve e fácil de fazer. Combina perfeitamente com uma farofa de dendê com amêndoas. Ótima sugestão para um almoço de sábado.

36. Camarão cremoso: receita simples, mas saborosa, aromática e fácil de agradar. Quem não come frutos do mar pode fazer com frango também. Vegetarianos podem usar abóbora, palmito ou outro vegetal.

37. Camarão ao molho de coco: receita simples e gostosa. Você vai utilizar, além do camarão, cebola, azeite, tomates, salsa, cebolinha, sal, pimenta, molho de tomate e leite de coco.

38. Camarão agridoce: você deve temperar os camarões apenas com um pouco de sal e pimenta branca. Depois, fazer um molhinho agridoce levando ao fogo. Você vai utilizar vinagre balsâmico, limão, ketchup, açúcar, shoyu e molho de pimenta.

39. Camarões com purê de mandioquinha e quinoa: prova de que é possível fazer receitas simples com “cara de receita elaborada”. Os camarões são flambados, depois recebem uma generosa colherada de molho pesto por cima. Acompanhados por purê de mandioquinha – um clássico que combina perfeitamente com peixes e frutos do mar – e quinoa negra, ficaram muito elegantes.

40. Camarão exótico: receita diferente, inspirada na cozinha indiana. Se não encontrar todos os ingredientes, você pode adaptar do seu jeito. Você vai utilizar basicamente camarões, iogurte natural, páprica, leite de coco, alho, gengibre em pó, canela, coentro, entre outros.

41. Camarão ao curry: fácil de fazer e a combinação do molho de leite de coco com curry e os temperos orientais deixam esse prato especial. Servido sobre um arroz branco fica ainda mais gostoso.

42. Camarão Thai: receita fácil, que rende quatro porções. Você vai utilizar ervilha torta, camarão, azeite, alho, cebola, cenoura, coentro, gengibre, leite de coco, pasta de curry e sal. Se desejar, pode substituir os talos de coentro por talos de salsinha.

43. Chiclete de camarão: camarões, cozidos no ponto certo, bem macios, mas envoltos num creme com muito queijo, para ficar bem “puxa-puxa”. Receita deliciosa, que pode ser harmonizada com uma cerveja pilsen.

44. Moqueca baiana de peixe e camarão: receita que, ao contrário do que parece, é fácil de fazer e fica pronta em apenas 30 minutos. Serve bem 4 pessoas. Um prato perfeito para um almoço de domingo em família.

45. Feijoada de camarão: uma versão alternativa desse prato tão popular brasileiro que é a feijoada. É feita com feijão branco, simples de fazer, fica bem cremosa e com um sabor incrível. Ela pura já se basta, mas com arroz branco fica ótima.

46. Moqueca de camarão e robalo: o rendimento é de seis porções. Receita ideal para quando você for receber amigos ou familiares em casa. Combina perfeitamente com arroz branco.

47. Camarão com coco e arroz de gengibre: uma receita deliciosa de camarão com leite de coco e ervas, acompanhado de arroz de gengibre e cachaça. O rendimento é para duas pessoas. Prato ideal para um almoço diferente e elegante.

48. Moqueca de peixe e camarão: receita de dificuldade média, rende cinco porções. Você vai utilizar camarões médios, peixe de carne firme, limão, tomate, azeite, cebola, alho, azeite de dendê, leite de coco, salsinha, coento, sal, pimenta-do-reino e pimenta vermelha.

49. Caldo de camarão com leite de coco: você vai utilizar camarões médios, leite de coco, água, azeite, pimentão verde, sal, pimenta, tomates, cheiro verde, alho e cebola. Receita deliciosa para um almoço especial.

50. Camarão na minimoranga: o rendimento é de quatro poções e a dificuldade de preparo é média. Você vai utilizar as minimorangas, folhas de capim santo (erva cidreira/capim limão), azeite extravirgem, cebola, abóbora japonesa, caldo de camarão, leite de coco, gengibre, salsinha, camarão rosa, cachaça e azeite.

51. Escondidinho de camarão com abobora cabotiã: o escondidinho é um prato que permite variações infinitas e que costuma agradar a maioria das pessoas. A combinação de abóbora e camarão é incrível e elegante. Prato ideal para um jantar entre amigos.

52. Cuscuz de camarão: fácil de fazer e saboroso. Você vai utilizar azeite, cebola, alho, farinha de milho, ervilha, palmito picado, molho de tomate, azeitonas verdes, sardinha sem o óleo, ovos cozidos, caldo de legumes, sal, pimenta-do-reino e salsinha.

53. Bisque de camarão: um prato indicado para os dias mais frios. É uma sopa-creme de origem francesa chamada bisque, feita a partir de purê de abóbora e crustáceos. Prato diferente e saboroso.

54. Camarão com abóbora: prato saudável e gostoso. Pode ser usado qualquer tipo de abóbora. Após o cozimento, ela pode ficar em pedaços ou bem desmanchada (formando um purê), é você quem decide o ponto de acordo com sua preferência.

55. Camarão flambado no saquê: receita diferente, saborosa e perfumada. O rendimento depende do quanto de camarão você comprar, mas 600 gramas de camarões médios limpos costumam render para duas pessoas.

56. Ceviche de camarão e melancia: receita diferente, mas fácil. Boa dica para uma entrada. Você vai utilizar basicamente laranja pêra, limão Tahiti, melancia, gengibre, cebola roxa, sal, pimenta-do-reino, camarão cinza, lula, hortelã e coentro.

57. Coquetel de camarão: o preparo é fácil e a receita rende quatro porções. Você vai utilizar camarão rosa, sal, ketchup, creme de leite, molho inglês, conhaque e açúcar. A dica é servir em uma taça.

58. Salada de camarão: receita que vai bem como salada ou entrada naquele almoço quente de fim de semana. Camarões e abacate são uma combinação comum em muitas receitas e o resultado é ótimo.

59. Camarão com limão e batata doce: receita simples, mas charmosa. Você pode servir como entrada para um jantar, ou aumentar as quantidades e servir como prato principal acompanhado de uma boa salada. Fica a dica!

60. Ceviche de camarão: receita delicada esteticamente e arrebatadora no sabor. Um prato possível de ser degustado acompanhado de cerveja ou também de uma taça de vinho.

61. Camarão flambado na cachaça: prato delicioso, leve, completo e criativo. Os camarões ficam suculentos, bem temperados com ervas frescas e cachaça. São acompanhados de um cuscuz marroquino, com tomates, amêndoas e damasco.

Pratos gratinados com camarão

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

63. Camarão na moranga: ideal para o final de semana ou ocasiões especiais. É garantia de sucesso! Você vai utilizar basicamente camarões médios limpos, camarões grandes com o rabo, sal, azeite, cebola, tomates, alho, calado de legumes, molho de tomate, creme de leite, salsinha, cebolinha, a moranga e requeijão cremoso.

64. Camarão na moranga prático: o camarão na moranga, em si, pode ser feito de várias formas. Mas nesta receita, a abóbora é assada inteira e limpa depois. O rendimento é de oito porções e o tempo de preparo é de aproximadamente 50 minutos.

65. Purê de abóbora gratinado com camarão: abóbora e camarão combinam perfeitamente. Então, se você está buscando uma receita glamourosa com camarões, esta é uma ótima dica, além de ser fácil de preparar. A receita tem ainda poucas calorias já que tanto a abóbora quanto o camarão são alimentos com baixas calorias, e a única gordura da receita é o azeite, que só faz bem à saúde.

Pratos fritos com camarão

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

67. Filé mignon ao molho de camarão: combinação inusitada de ingredientes, mas que resulta num prato gostoso e elegante. Rende duas porções. Ideal para um almoço diferente.

68. Camarão com molho picante: o molho é preparado com óleo, cebola, alho, molho de tomate, pimenta-dedo-de-moça, melaço ou mel, vinagre e shoyu. Você deverá fritar cerca de 600g de camarões grandes e limpos e com o rabo.

69. Bolinho de batata e camarão: fica extremamente macio por dentro, com uma casquinha crocante e um recheio cremoso de camarão com requeijão. Para servir junto, a dica é uma maionese de pimenta malagueta.

70. Camarão empanado com coco: receita fácil, fica pronta em cerca de meia hora. Você vai utilizar camarão branco ou pistola limpo (sem casca e sem o “intestino” que fica na parte superior do camarão), creme de leite, ovos, coco relado, farinha de trigo, azeite extravirgem, sal e pimenta.

71. Camarão alho e óleo: petisco típico de praia, esse tipo de camarão pode ser feito perfeitamente bem em casa. O rendimento é de 6 a 8 porções e, em cerca de 30 minutos, está tudo pronto.

72. Camarão à provençal: uma receita que com certeza vai encantar seus convidados. Você vai utilizar camarões grandes limpos, manteiga, azeite, alho, ervas, salsinha, cebolinha, sal e pimenta-do-reino.

73. Camarões com cubinhos de queijo coalho: para servir você só precisará colocar o queijo e o camarão no palito, polvilhar pimenta e raspas de limão e decorar com manjericão. Petisco ideal para quando for receber amigos em casa num final de semana.

Agora você já sabe que inúmeras receitas podem ser feitas com camarão, desde as mais sofisticadas, até saladas, petiscos ou pratos mais simples. Basta usar a criatividade.

Se você quiser saber realmente como emagrecer na prática faça como nossos visitantes que estão vendo ESTE FANTÁSTICO VÍDEO DO DR MAURICIO, clique aqui para Assistir

Gostou? Entre para o nosso grupo no Facebook e receba receitas diariamente clique aqui


Ingredientes
  • ...
Imprimir ou Salvar
Esta Receita
Envie pelo
Whatsapp
Receitas Sugeridas
Comente nesta receita

Busca

Novidades

Área de Assinantes

Meu Livro de Receitas
Faça o seu login abaixo para listar suas receitas

Esqueci minha senha
Quero me registrar

vi